segunda-feira, 29 de julho de 2013

Conservação de Cerejas em Calda

A ideia deste método de conservação foi-me dado por uma amiga da Vila de Caria, que partilhou os conhecimentos familiares, visto ser desta forma que conservam a fruta em excesso. Nada como recorrer aos saberes ancestrais, para aplicar nos tempos modernos.


Primeiro fazer a calda:

1l de água
1/2Kg de açúcar
Dissolve-se o açúcar na água e vai ao lume, quando começar a ferver, manter a fervura durante meia hora e deixar arrefecer.



As cerejas a conservar não devem ter quaisquer toques, devendo se escolher as mais rijas.
Retira-se o pé (que não se deve deitar fora, depois eu publico o que fiz aos pés e aos caroços) e coloca-se num frasco que feche hermeticamente. A escolha foi para os que foram recomendados por quem deu a receita, têm uma armação metálica para garantir o fecho e uma borracha substituível para vedar.
Os francos são cheios com cereja, ocupando todos os espaços, até podemos ajudar com o dedo a acomodar mas sem as esmagar. No final de cheio, enche-se com a calda que já deve de estar completamente fria.



O passo seguinte é a esterilização, coloca-se os frascos numa panela que permita cobri-los completamente de água. Após entrar em ebulição, mantem-se a fervura durante 15 min. Findo esse tempo, deixasse arrefecer com os frascos mergulhados na água. A técnica que eu utilizava era fazer este procedimento antes de me deitar, depois tinham a noite toda para arrefecer.



Depois guarda-se os frascos e ao longo do ano vamos nos deliciando com elas.
Eu fiz cereja preta, branca e ginja.
Mas esta mesma técnica pode ser usada para conservar pera e pêssego, que deve de ser cortas ao meio, sem pele e sem caroço. Claro que se tem de escolher as mais rijas, não pode estar mole.




Boas experiencias e vão contando os resultados.


 


2 comentários:

  1. VI TEU POST HJ AO PESQUISAR SOBRE POR CEREJAS NA CALDA. POIS COMPREI MUITAS E NAO QUERO PERDE-LAS. ACHEI ENGRAÇADO QUE DESCONHECIA QUE HAVIA CEREJA BRANCA! RSRSRS GOSTARIA QUE TU ME FALASSE COMO É. SEMELHANTE À VERMELHA?

    ResponderEliminar
  2. O ano passado vi esta receita e experimentei e adorei que ja vou comecar a cereja em calda na mesma com esta receita ,
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar