segunda-feira, 1 de julho de 2013

Experiencia com Rúcula

Na horta plantei rúcula para poder fazer umas belas saladas nas férias, mas uma semana depois, quando voltei reparei que havia algum habitante da quinta que gostava dela não dando tempo para crescer. A solução mais prática foi a protecção individual, visto aquele espaço não dar para vedar como tinha feito com as ervilhas. Essa protecção também actuou como estufa. Na primeira semana só tinha dois garrafões disponíveis, optei por salval as que estavam melhor.


Três semanas depois, foi possível fazer a comparação entre as que ficaram com protecção e as outras, que mesmo não tendo sido comidas pouco desenvolveram.

Rúcula deixada sem protecção


Rúcula dentro da protecção


Aspecto sem protecção
(o complicado foi voltar a enfiar tudo dentro do garrafão)


Esta estava praticamente morta há duas semanas a traz, mas preferi colocar aqui um garrafão para ver se dava para recuperar e na realidade deu, ela e umas ervinhas amigas dela. Agora é dar-lhe tempo para crescer, ainda vai acabar na salada também.


Aqui uma beldroega aproveitou-se da estufa para crescer também, embora seja uma infestante também se come, o que implica um dia destes aparecer aqui uma receita da sopa de beldroegas.

Conclusão:
O rendimento desde tipo de vegetal melhora muito com protecção, para além de ficar a salvo dos dentes dos habitantes da quinta. Como não é prático estar a semear garrafões, a próxima experiencia com plantas deste tipo será num túnel plástico.


2 comentários:

  1. Idéia genial...vou copiar para minha horta!

    ResponderEliminar
  2. Valeu! Agora já podes fazer as saladinhas saudáveis e ficas-te a saber as verdadeiras propriedades dum simples garrafão de água.
    Adorei a experiência, e cada vez mais expectativas do que vai acontecer por aí. :)

    ResponderEliminar